AXé - princípio fundamental de toda a força que move o mundo. A essência do orixá e do homem, a essência da vida.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Lendas- A supremacia de Oxum.

OXUM, a Iabá mais caprichosa e dengosa do panteão Africano.

Sua importância para a vida no Ayê, Terra, é incontestável. Tanto que em uma lenda diz que quando Olorum Criou a Terra e mandou os primeiros orixás para cá, esqueceu-se de mandar Oxum e da terra nada brotou. Tudo morria, não importasse o quanto os outros orixás se esforçassem para cultivar.

Percebendo o engano mandou imediatamente Oxum, que regou o solo seco com suas águas doces. Trouxe a vida consigo e de suas águas todos nós ainda dependemos para sobreviver.

Mas, apesar de ser reconhecidamente essencial sua presença, ainda assim era renegada em certas ocasiões pela sua origem: É uma mulher.

As mulheres, iabás, não participavam dos conselhos entre os Orixás e Olorum, e sequer poderiam saber sobre o que foi conversado. Oxum tinha uma importância grande demais para ser rechaçada simplesmente por ser uma mulher. Logo, se virou para os Orixás masculinos e declarou sua vontade:

´´ Enquanto as iabás não puderem participar de igual nos conselhos para com Olorum, nenhuma água doce regara o solo, e os homens, tão quanto os orixás, só conhecerão a sede, a peste e a morte.``

Ignoraram a advertência e continuaram renegando as mulheres nas tomadas de decisões. Dia após dia a seca chegou, logo veio a peste, e a morte, IKU, em seguida levava aos milhares. Os homens clamavam desesperadamente alguma atitude dos Orixás, que só tinham como recurso Olorum.

Olorum então proclamou:

´´ Vão até Oxum e lhe peça perdão. Dê a ela oferendas para que perdoe a falta de vocês.``

E assim o fizeram. Foram até Oxum cheios de mimos e desculpas. Mas ela, que já sabia que acabaria assim, não se mostrou surpresa, nem orgulhosa, os desculpou e trouxe de volta suas águas ao mundo.

Desde esse dia em diante todas as mulheres participavam de todas as reuniões com o Criador.

Axé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário