AXé - princípio fundamental de toda a força que move o mundo. A essência do orixá e do homem, a essência da vida.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Quem são os orixás?!


Quem são? Aonde vivem? O que são? Já ouviu alguma dessas perguntas? É, eu também.

Muitas pessoas ouvem falar muitas coisa sobre eles. Mas, vamos esclarecer quem são essas lindas entidades. 

A definição do que seriam os orixás diverge de nação para nação. Algumas afirmam que eles seriam a representação das forças da natureza. Outros diriam que são espíritos muito evoluídos que vivem na natureza. O que é mais aceito é que os orixás são  as energias da natureza manifestadas.

Alguns os intitulam de deuses, o que sinceramente acho errôneo. A definição como: a inteligência viva da natureza parece ser o mais correto.  Mas, antes de qualquer outro orixá está o criador do céu e da terra e, portanto, pai dos orixás: Olorun. Olorun, o deus supremo, encarregou  à essas entidades a natureza, para que como a própria cuidassem de sua maior criação, o homem.

Por isso cada orixá é consagrado a uma parte da natureza, seja ela física ou humana. Dentro desses pontos energéticos está a vibração do orixá, ou seja, o lugar aonde ele atua com mais frequência e é lá que geralmente são feitos as suas obrigações.

Cuidar de nós? Sim, e estão presentes mesmo que não ´´acredite`` neles. Afinal, quando você bebe a água doce está bebendo a própria energia da Oxum, senhora das águas doces e da vida. Quando vai todo dia ao trabalho conta com a coragem de Ogum, senhor do metal, da coragem, do progresso. Lida com a malandragem de Exu, senhor da magia, dos mistérios, dos tropeços, e tem que sempre se manter no caminho certo, dentro das coordenadas de Xangô, a lei divina.

Entendem? Por onde quer que andemos estamos sempre amparados por suas energias, pois os orixás constituem o mundo em que vivemos. 

Eles foram humanos como nós? Sim! Na criação do mundo eles vieram a terra com a permissão de Olorun, o deus supremo, para preparar o caminho para os nós. Por isso, muitas de suas histórias se passam na Terra (Ayê) e Céu (Orún).


O que é baixar santo? Receber santo?

Ninguém baixa o santo! A incorporação, ou calundo, de um orixá acontece em médiuns que tiveram a confirmação dos mesmos para trabalhar com eles, estudaram e foram preparados para isso. A incorporação do orixá não serve para ganhos pessoais e sim para a evolução do médiun e dos que assistem e auxiliam o mesmo.
Para quê eles vêem a Terra?

Os orixás não falam, não comem e não bebem. Alguns soltam alguns ruídos, mas nada além disso. Eles só vêm em ocasiões especiais, quando são ofertadas festas ou obrigações para eles. A dança que eles praticam é particular de cada um e todas tem um objetivo, datas e preparações. Nenhum orixá desce ao Ayê (Terra)  por qualquer motivo, por qualquer pessoa. Todos os babalorixás ( pais de santo) e Ialorixás ( mães de santo) sabem bem todos os fundamentos dos orixás que cuidam em suas casas. Com isso podem invocá-los sempre que preciso para ajudar as pessoas.


Como eu descubro qual o meu orixá? 

O único modo seguro de se conhecer qual o orixá de uma pessoa é pelo jogo de búzios, aonde eles se comunicam diretamente com o pai de santo dando a confirmação do seu pai e da sua mãe de cabeça.  Sim, todos nós assim que nascemos somos abraçados por um orixá que guiará nossos caminhos e influenciará diretamente em nossos gostos e vontades. Não, não seremos como eles! Mas, assim como um filho é o espelho do pai, tenderemos a isso.


Mais alguma dúvida sobre orixás? Pergunte para nós e buscaremos respondê-los! Axé!

2 comentários:

  1. Sou artesã, tenho pouco conhecimento sobre os orixás, mas gostaria de modelar esculturas deles pois acho algumas imagens que os representam muito belas. Agradeço se puder indicar sites com imagens detalhadas e confiáveis para me servir de referência visual para realizar um trabalho coerente e sem erros.

    ResponderExcluir
  2. você te vontade de fazer imagens dos orixas vou dar uma opinião faça de resina ou madeira e em cor de pele preta são mais originais

    ResponderExcluir