AXé - princípio fundamental de toda a força que move o mundo. A essência do orixá e do homem, a essência da vida.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Os santos católicos e os Orixás !



Você já ouviu falar em Congá? Congá é aquele altar com imagens de santos, geralmente católicos, que ficam no centro do terreiro de Umbanda.

Mas, os santos católicos e os Orixás são os mesmos? São jorge é Ogum? São sebastião é Oxóssi? Iemanjá é Branca?

Primeiramente, o santo não é o Orixá! A relação feita entre os santos católicos e os Orixás começaram na escravidão. Os negros antes de embarcarem nos navios negreiros tinham que rodar em volta da ´´ árvore do esquecimento``, e deixar em sua terra natal  tudo em que acreditavam para servir aos brancos. Nada lhes restava, a não ser a fé.

Iemanjá Negra e Branca.
Aqui no Brasil o candomblé e a capoeira eram proibidos, pois eram considerados uma ceita satânica. Os negros pegos pela inquisição, uma diligência da igreja católica que ia contra qualquer prática religiosa que não fosse o Catolicismo, eram torturados brutalmente. Alguns nem chegavam a sentença final, que era a fogueira e a morte.

Os brancos ensinaram aos negros o catolicismo e as histórias dos santos. Rapidamente, os negros começaram a enxergar similaridades entre os contos e seus Orixás, e acharam aí um meio de cultuá-los em segredo. Usavam suas imagens e suas festas para festejarem seus guias. Alguns , como Iemanjá, até ficaram brancos para passarem desapercebidos do preconceito. Assim surgia o sincretismo.

Pelo fato do Brasil ser gigantesco algumas divergências aconteceram ao longo de tempo. Por exemplo, na Bahia São Jorge é Oxóssi e São Sebastião é Ogum, ao contrário do Rio de Janeiro, que é o inverso. Por isso nos congás de Umbanda predominam as imagens de santos católicos. Ainda usa-se as festas dos santos da igreja para festejar o sincretismo com o Orixá correspondente de cada região.

A ideia do santo negro que antes perturbava de certo modo a sociedade, mas hoje é mais aceita. Em diversos terreiros já estão mudando os antigos santos de argila branca, por esculturas negras de associação direta com cada Orixá!

Mas, vale lembrar que a imagem é só a matéria física que nos faz lembrar de algo maior e que não podemos sequer mensurar.

Alguns Sincretismos:

Oxum - Nossa senhora da Conceição / Nossa Senhora Aparecida.
Iemanjá- Nossa senhora de Aparecida/ Nossa Senhora dos Navegantes.
Nanã- Nossa Senhora de Sant`Anna.
Iansã- Santa Bárbara.
Ogum- São Jorge/ São Sebastião/ Santo Antônio.
Oxóssi- São Sebastião/ São Jorge.
Obaluaê- São Roque/ São Lázaro.
Logun Edé- São Miguel Arcanjo.
Xangô- São Jerônimo.
Oxalá- Jesus Cristo.

Axé

Nenhum comentário:

Postar um comentário