AXé - princípio fundamental de toda a força que move o mundo. A essência do orixá e do homem, a essência da vida.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Os santos católicos e os Orixás !



Você já ouviu falar em Congá? Congá é aquele altar com imagens de santos, geralmente católicos, que ficam no centro do terreiro de Umbanda.

Mas, os santos católicos e os Orixás são os mesmos? São jorge é Ogum? São sebastião é Oxóssi? Iemanjá é Branca?

Primeiramente, o santo não é o Orixá! A relação feita entre os santos católicos e os Orixás começaram na escravidão. Os negros antes de embarcarem nos navios negreiros tinham que rodar em volta da ´´ árvore do esquecimento``, e deixar em sua terra natal  tudo em que acreditavam para servir aos brancos. Nada lhes restava, a não ser a fé.

Iemanjá Negra e Branca.
Aqui no Brasil o candomblé e a capoeira eram proibidos, pois eram considerados uma ceita satânica. Os negros pegos pela inquisição, uma diligência da igreja católica que ia contra qualquer prática religiosa que não fosse o Catolicismo, eram torturados brutalmente. Alguns nem chegavam a sentença final, que era a fogueira e a morte.

Os brancos ensinaram aos negros o catolicismo e as histórias dos santos. Rapidamente, os negros começaram a enxergar similaridades entre os contos e seus Orixás, e acharam aí um meio de cultuá-los em segredo. Usavam suas imagens e suas festas para festejarem seus guias. Alguns , como Iemanjá, até ficaram brancos para passarem desapercebidos do preconceito. Assim surgia o sincretismo.

Pelo fato do Brasil ser gigantesco algumas divergências aconteceram ao longo de tempo. Por exemplo, na Bahia São Jorge é Oxóssi e São Sebastião é Ogum, ao contrário do Rio de Janeiro, que é o inverso. Por isso nos congás de Umbanda predominam as imagens de santos católicos. Ainda usa-se as festas dos santos da igreja para festejar o sincretismo com o Orixá correspondente de cada região.

A ideia do santo negro que antes perturbava de certo modo a sociedade, mas hoje é mais aceita. Em diversos terreiros já estão mudando os antigos santos de argila branca, por esculturas negras de associação direta com cada Orixá!

Mas, vale lembrar que a imagem é só a matéria física que nos faz lembrar de algo maior e que não podemos sequer mensurar.

Alguns Sincretismos:

Oxum - Nossa senhora da Conceição / Nossa Senhora Aparecida.
Iemanjá- Nossa senhora de Aparecida/ Nossa Senhora dos Navegantes.
Nanã- Nossa Senhora de Sant`Anna.
Iansã- Santa Bárbara.
Ogum- São Jorge/ São Sebastião/ Santo Antônio.
Oxóssi- São Sebastião/ São Jorge.
Obaluaê- São Roque/ São Lázaro.
Logun Edé- São Miguel Arcanjo.
Xangô- São Jerônimo.
Oxalá- Jesus Cristo.

Axé

15 comentários:

  1. Linda nossa historia! Que nossos guias e mentores espirituais estejam sempre presentes na vida de quem tem amor e fé! Deus abençoe nossos propósitos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Jesus é incomparavél e nunca fez parte dessas mentiras e blasfêmias contra o nome daquele que éra que é e que há de vir para lançar todas essas maldições por terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou evangélica
      Creio no Deus pai todo poderoso
      Mas acho que você deveria respeita a religião de cada um como respeitam a nossa.
      O respeito deve ser mútuo.
      Fico muito triste em encontrar crentes com essa intolerância religiosa.
      Abra seus olhos, acha que Deus se agrada em ver um filho seu pregando o ódio contra o seu irmão?
      Leia outra vez os mandamentos

      Excluir
  4. Acho lamentável que a fé de alguém seja TAP pequena a ponto de precisar impor sua crença aos outros, ao invés de simplesmente respeitar as diferenças e a beleza histórica e Cultural de cada povo. Se você crê em algo diferente, parabéns, Mas não precisa procurar postagens como essa apenas para criticar. Nos humanos temos um ego inflamado e geralmente achamos que só o nosso ponto de vista está certo e acabamos sendo muito fechados ao diálogo com outros.
    Achei linda a postagem e esclarecedora. Não sou da umbanda, Mas gosto de ler e pesquisar sobre, porque respeito muito a religião e a cultura de meus ancestrais. Parabéns pelo blog.

    Quanto aos que vem aqui pregar ódio e intolerância, apenas vamos lamentar que suas Almas sejam tão pequenas diante da grandiosidade da divindade no universo.

    ResponderExcluir
  5. Acho lamentável que a fé de alguém seja TAP pequena a ponto de precisar impor sua crença aos outros, ao invés de simplesmente respeitar as diferenças e a beleza histórica e Cultural de cada povo. Se você crê em algo diferente, parabéns, Mas não precisa procurar postagens como essa apenas para criticar. Nos humanos temos um ego inflamado e geralmente achamos que só o nosso ponto de vista está certo e acabamos sendo muito fechados ao diálogo com outros.
    Achei linda a postagem e esclarecedora. Não sou da umbanda, Mas gosto de ler e pesquisar sobre, porque respeito muito a religião e a cultura de meus ancestrais. Parabéns pelo blog.

    Quanto aos que vem aqui pregar ódio e intolerância, apenas vamos lamentar que suas Almas sejam tão pequenas diante da grandiosidade da divindade no universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs estão equivocados estamos falando de salvação e mas nada se cre e isso se não e isso mesmo Jesus esta voltando e o que será de vós?

      Excluir
  6. Ossanha e sao judas tadeu

    ResponderExcluir
  7. Conhecereis a vdd...e ela vós libertará...assim diz a palavra do senhor!Deus disse q devemos adorar um só Deus!o q passar disso e procedência maligna...

    ResponderExcluir
  8. A bíblia condena tal ato (a idolatria). Vou falar podem rir e zombar mais uma coisa é certa tem um mandamento que vcs não lêem ou finge que não ver (não farás pra ti imagens de escultura nem a adoraras ) diante dessa palavra te digo espirito de engano saia porque só Deus devemos adorar hipócritas fazem isso sabendo que fere a santidade de Deus ? Procura Jesus que ainda há tempo se arrepende hoje porque daremos conta de todas as obras sejam mas ou boas se, imagine diante do trono de Deus . Vcs percebem o quão grande e só ele te da salvação ..

    ResponderExcluir